sexta-feira, 19 de março de 2010

Novo ponto de cultura em São Carlos



Ontém, dia 18 de março - quinta-feira - não houve encontro do grupo Acaso. Antes que pensem que foi por mera vagabundagem dos "oficineiros" acaseanos já explico o motivo de nossa ausência que, pra dizer a verdade, já foi colocado propositalmente como título desta postagem.

São Carlos foi contemplada com um ponto de cultura: o Independência ou Marte - Conexões Solidárias. Aos que não sabem do que se trata um ponto de cultura, explico:

"Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a Secretaria de Cultura de seu Estado e o Ministério da Cultura, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades." (bandas independentes por exemplo).

"O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária."

(Trechos retirados do site http://www.pinet.com.br/secult/default.asp - no caso, da Bahia).

Então lá fomos nós, ou alguns de nós, presenciar a "inauguração", por assim dizer, do ponto de cultura sancarlense, que fez festa na sede do Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura. O Massa Coletiva fica na rua 7 de setembro, 2053 - Centro de São Carlos, pra quem quiser saber.

Antes da festa propriamente dita, houve um pequeno bate-papo em mesa composta por Célio Turino, secretário de Cidadania Cultural do MinC, Felipe Silva do Massa Coletiva e Pablo Capilé do Circuito Fora do Eixo, falando sobre o momento das articulações do poder público com a sociedade civil para o Setor da Cultura. No clima cultural da noite, Célio Turino leu trechos de seu livro "Ponto de Cultura – O Brasil de Baixo para Cima", que estava sendo lançado ali.

Depois de discursos bastante articulados e encorajadores sobre o cenário "alternativo" da cultura, música e comida tomaram conta do ambiente para fechar a noite em grande estilo.

Infelizmente nós, do grupo Acaso, tivemos de deixar a festa rolando atrás de nós enquanto nos dirigiamos a outros compromissos, marcados antes da divulgação deste evento e que não poderiam ser ignorados. Ficou então na boca o gostinho de "quero mais", que esperamos ser saciado ao longo deste ano, com todos os eventos que um ponto de cultura pode nos oferecer.

Basta agora esperar, ajudar com o que pudermos e comparecer sempre que possível nos eventos do Independencia ou Marte - o novo ponto de cultura, em São Carlos.

Para saber mais acesse:

Cultura Viva

http://www.massacoletiva.blogspot.com/
http://www.foradoeixo.org.br/

Semana que vem voltamos às atividades normais do Acaso. Terça e Quinta teremos oficinas, às 21h - no Salão Cultural do CAASO. As oficinas são abertas a todos.

EVOÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário