quarta-feira, 17 de março de 2010

Homem produto?

Sobre a oficina:
Alguns integrantes do grupo ACASO participaram na semana passada de uma atividade no teatro municipal aqui de São Carlos. Tal atividade se tratava de um questionamento ao consumismo e ao que é realmente essencial para nossa sobrevivencia. A oficina foi bastante esclarecedora no sentido de entendermos o consumo e o disperdício consequente, além de propor um pensamento sobre o consumo e o produto da arte. O que a nossa arte oferece? É apenas uma embalagem vazia e descartável ou pode ser algo duradouro?

A oficina ministrada no dia 10/03, da qual originou esta oficina ao grupo ACASO, é parte do projeto "Qaurtas-Alternativas", que traz eventos e oficinas culturais gratuitas todas as quartas feiras no teatro municipal. Maiores informações no site da prefeitura de São Carlos ( http://www.saocarlos.sp.gov.br/ )

Homem Produto é criação do Grupo URBITANTES do Rio de Janeiro.
(http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/eventos/details/424-homem--produto-performance-do-grupo-urbitantes-de-intervencao-urbana-grupo-do-rj.html)

Oficineiros:
Pancada e Filippe

Presentes:
- Filippe F. Cosenza
- Pai (Ricardo Piazza)
- Maludo (Fernando Possamai Kons)
- Guilherme Andere
- Will - Wilker Ferreira Aziz
- Murilo R. Malaman
- Erik Ceschini P. Benedicto
- Lucas Moreno Mouta
- Itu - Fernando Corrêa Santos

Ata:
- A princípio, realizamos uma atividade de olhos fechados buscando contato
com a sucata distribuída pelo cenário, tentando identificar os objetos apenas com o tato.
- Utilizamos sons variados para trazer sensações e movimentos de expressão corporal pura. (parte da proposta de dança, retirada da oficina do grupo Urbitanntes)
- Com certo tempo de contato e intimidade com os objetos, apenas uma peça de "sucata" foi selecionada por cada integrante à critério de cada um.
- Abrindo os olhos comparamos o objeto real com o que imaginamos pela textura, formato e cheiro.
- À partir daí, os participantes que até então não haviam visto o cenário, puderam ver a disposição dos objetos e do que se tratavam.
- Visto que se tratava de sucata, passamos a discutir sobre as linhas de consumismo presentes em nossas vidas, marketing e o essencial para a sobrevivência dentro do que consumimos.
- Por fim, foi proposto que pensássemos na nossa arte como produto, o
que vendemos e o que valemos. A caixa do nosso grupo pode ser bonita e chamativa, mas o que tem dentro vale a compra?

Agradecimentos:
Gostaríamos de agradecer ao grupo URBITANTES pela otima oficina ministrada no dia 10/03 e também pela oficina do ano passado que também foi de grande influência para a oficina de ontem. Com toda a certeza estamos sobre forte influencia dos URBITANTES e também dos outros grupos que compartilham seus conhecimentos conosco.

Grande abraço a todos,

Grupo ACASO de Teatro.

ps.: Oficinas abertas às terças e quintas no salão cultural do CAASO, 21hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário